Os bispos do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Sul 2) iniciaram, na noite de ontem, 24, a sua Assembleia Regional, em Francisco Beltrão (PR). Na missa que deu início às atividades do episcopado paranaense, foi feita a memória dos 60 anos de criação da CNBB Sul 2, em 30 de setembro de 1964.
A Eucarista foi presidida pelo arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, que recordou o primeiro subsecretário do Regional, frei Agostinho Sartori, que tornou-se bispo da diocese de Palmas-Francisco Beltrão anos mais tarde, e momentos importantes desses 60 anos de caminhada, como a “Grande Marcha dos Bispos pelo Oeste Paranaense” e a criação do Instituto de Catequese do Paraná.
“Até aqui o Senhor nos conduziu, com sua graça e a luz do seu Espírito Santo, e por isso podemos confiar que Ele continuará nos conduzindo ao longo dos próximos anos e décadas, em nossa missão de viver, testemunhar e levar o Evangelho a todas as pessoas e a todas as realidades em nosso Paraná”, disse dom Geremias.
A Assembleia do episcopado da CNBB Sul 2 acontece na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, até o meio dia de quinta-feira, 26 de setembro. Os bispos abordam, nesses dias, uma extensa pauta de temas e também terão momentos de oração e convivência fraterna.
No último final de semana, entre os dias 20 a 22 de setembro, aconteceu a 44ª Assembleia do Povo de Deus (APD) do Regional Sul 2 da CNBB, que teve por tema: “Espiritualidade de Comunhão a partir do Vaticano II”. Cada uma das quatro Províncias Eclesiásticas do Paraná (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá) reuniu seus bispos e lideranças para refletir acerca do tema proposto e elaborar uma síntese, segundo as orientações da “Conversa Espiritual”, a partir de suas realidades e inspirações.