Arcebispos e bispos, padres, religiosos e leigos, coordenadores de Pastoral das arquidioceses e dioceses e coordenadores regionais de pastorais participaram da 61ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 3. O encontro foi realizado de 26 a 29 de agosto, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador, e teve como tema central “Igreja, escola de oração, sinal de esperança e caridade”, abordado pelo subsecretário de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá
“Na expectativa das Novas Diretrizes, da caminhada sinodal e também já a caminho do Jubileu da Esperança, realizamos a nossa Assembleia de Pastoral, com as forças vivas do nosso Regional. Nos comprometemos em ser escola de oração, escola de esperança e escola de caridade. Na expectativa das Novas Diretrizes, temos essas boas indicações para um trabalho em conjunto, em sintonia para uma pastoral orgânica, para que nós caminhemos em comunhão, como deve ser”, disse o presidente do Regional Nordeste 3, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.
A Missa que marcou a abertura da Assembleia, em 26 de agosto, foi também um momento histórico para a Igreja nos estados da Bahia e de Sergipe: foram instituídos os 26 primeiros catequistas, sendo um de cada arquidiocese e diocese do Regional Nordeste 3. Presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, a Celebração Eucarística aconteceu na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. “Nós nos alegramos com os catequistas que estão sendo instituídos, agradecemos mais uma vez pelo sim manifestado nesse momento e, certamente, ao longo de todo esse serviço que já vem sendo prestado e que, agora, vocês passam a exercer como Ministério instituído pela Igreja”, disse Dom Sergio.
Acolhidos pela presidência do Regional, os participantes tiveram dias intensos de trabalhos, mas sempre marcados pela oração. Na manhã do dia 27, a Missa com Laudes foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, Dom Armando Bucciol. Em seguida, como parte da programação, o coordenador de Pastoral do Regional, padre Jailson de Jesus, fez uma retrospectiva acerca da caminhada a partir da última assembleia, que foi realizada em 2023.
Um dos primeiros compromissos assumidos pelos participantes foi o de reforçar a divulgação, com ainda mais ênfase, a mensagem sobre as Eleições Municipais 2024, já publicada pelo episcopado da Bahia e de Sergipe [confira aqui]. Ainda neste dia, o padre Jânison Sá realizou a Análise de Conjuntura Eclesial. “Inicialmente, nós trabalhamos uma Análise de Conjuntura Eclesial, percebendo assim as mudanças ocorridas em relação à ética religiosa que têm ocorrido na sociedade, e isso tem provocado incompreensões em nossas ações pastorais e evangelizadoras. Por isso, foi importante conhecer, refletir e buscar caminhos”, disse.
Saiba mais em: cnbbne3.org.br