TV PENTECOSTES RETRANSMITINDO AO VIVO O ENF 2018
Papa transfere bispo auxiliar de BH para diocese de Guanhães
20/06/2019 09:03 em Novidades

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 19, o novo bispo para a Diocese de Guanhães (MG), vacante desde julho de 2018. Neste período, a diocese contou com a administração apostólica do arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli.

A função será assumida agora pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Dom Otacílio Ferreira de Lacerda, também titular de “Tulana”. Ele foi transferido do ofício atual e assumirá a nova diocese, situada na região centro-oriental de Minas Gerais.

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou mensagem de congratulação a Dom Otacílio por ocasião de sua transferência.

A mensagem destaca a atuação de Dom Otacílio, com a ação social transformadora, dentro dos projetos pastorais e de evangelização na Arquidiocese de Belo Horizonte e em sua missão no Regional Leste 2 da CNBB.

 

A presidência desejou ao bispo um trabalho abençoado à frente desta diocese, que está sob a proteção de São Miguel Arcanjo. E finalizou com uma reflexão do Papa Francisco:

“Recordamos a reflexão do Papa Francisco na homilia da missa, na Casa Santa Marta, em 29 de setembro de 2017: ‘Somos [nós e os arcanjos] – por assim dizer – ‘irmãos’ na vocação. E eles estão diante do Senhor para servi-lo, louvá-lo e também para contemplar a glória do rosto do Senhor. Os anjos são os grandes contemplativos. Eles contemplam o Senhor; servem e contemplam. Mas também o Senhor os envia para nos acompanhar no caminho da vida'”.

Sobre Dom Otacílio

Natural de Palma (MG), Dom Otacílio nasceu no dia 17 de novembro de 1960. Foi ordenado sacerdote em 10 de abril de 1988, em São Paulo. É formado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia no Mosteiro São Bento, em São Paulo, e Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também na capital paulista.

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. A Ordenação Episcopal foi celebrada no dia 18 de março, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida (SP).

Em seu ministério episcopal na arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Otacílio integra o Comitê Gestor da Mitra Arquidiocesana (Cogem), acompanha as pastorais sociais, os projetos de ação pastoral no mundo do trabalho e habitação, articulados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da arquidiocese. Também é bispo referencial da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa), que abrange 14 cidades da região metropolitana.

À luz do Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, uma iniciativa da arquidiocese de Belo Horizonte, coordena, orienta e acompanha a ação evangelizadora e pastoral, o funcionamento e a infraestrutura da Cúria Regional, a Pastoral Presbiteral Regional e o Diaconato Permanente. Também preside os Conselhos Pastoral Regional, Presbiteral Regional, Pastoral de Forania, Pastoral Paroquial, Paroquial de Administração e Pastoral de Comunidade na Região Episcopal.

Foi reeleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 6 de junho de 2019, durante a Assembleia Anual do CONSER Leste 2, para o quadriênio 2019-2023.

fonte CNBB

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!