TV PENTECOSTES RETRANSMITINDO AO VIVO O ENF 2018
Brumadinho: Dom Walmor comenta continuidade de doações
30/01/2019 17:01 em Novidades

Arcebispo de BH afirma que Vicariato tem mapeamento das necessidades da população de Brumadinho

Após a tragédia ocorrida na última sexta-feira, 25, em Brumadinho, as buscas e o atendimento às vítimas continuam na cidade. A Arquidiocese de Belo Horizonte, através do arcebispo Dom Walmor de Azevedo, agradece a mobilização de pessoas, paróquias e dioceses que têm ajudado de diversos modos, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, que está organizando o recebimento de doações e o mapeamento das necessidades da população da região.


Dom Walmor pede às pessoas que quiserem ainda fazer suas doações, que entrem em contato com o Vicariato Episcopal de Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte, a fim de direcionar as doações:“Esse exercício de solidariedade coloca o nosso coração mais próximo do coração de Deus e nos coloca na condição de vivermos a solidariedade e a fraternidade. Esse momento é muito doloroso na vida das pessoas, sepultamentos, corpos que estão sendo procurados, portanto é uma dor que precisa ser minorada, que nós precisamos acompanhar. É um momento profundamente desafiador mas que vai se tornar pra nós uma grande lição e sobretudo uma fecundidade maior da nossa confiança em Deus e da nossa abertura ao bem das pessoas.”

“A partir do vicariato episcopal, nós temos um mapeamento das necessidades concretas, que inclusive vão surgindo, de modo a facilitar a parte de logística, contatos, e também evitar mobilizações que não sejam necessárias. Outras necessidades vão surgir, mas será muito importante fazer esse contato para que o Vicariato possa dizer que tipo de material é preciso, se é água, alimento não perecível, calçados, roupas.”

Acesse
.: Brumadinho: Veja fotos do local da tragédia e da assistência às vítimas

Atenção ao doar

O porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, Major Flávio Santiago, entende que as Organizações querem dar continuidade ao processo feito no momento pela Defesa Civil, mas orienta aos doadores que, antes de fazerem sua ação, observem a seriedade das instituições, para evitar golpes:

“Esse senso solidário do povo brasileiro, até internacional, é muito importante. Mas é preciso que as pessoas fiquem atentas porque muitos estelionatários aproveitam desse momento pra tentar aplicar um golpe e as pessoas acham que estão ajudando, mas na verdade não estão. O mais importante é que o doador se certifique da origem do pedido, não só nesse momento como em qualquer outro, se certifique da fonte que solicita dinheiro ou qualquer outro tipo de doação.”

Dom Walmor reafirma o cuidado na arrecadação das doações, até mesmo pensando no ‘pós’, na reconstrução da vida daquela população:

“Nós estamos no entendimento com governos do Estado, com Defesa Civil, e todos os órgãos que estão se articulando para que as nossas forças não se desperdicem e elas possam, de fato, ter uma colaboração muito determinante.”

Prestação de contas

Até a tarde de ontem, a Campanha “Juntos por Brumadinho”, da Arquidiocese de Belo Horizonte, recebeu o valor de 420 mil reais em doações na conta do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política, depositados por mais de 2.400 pessoas. Todo o valor arrecadado está sendo destinado às necessidades das famílias vítimas da tragédia.

O Vicariato também recebeu inúmeras doações de roupas, itens domésticos, água e alimentos. As doações estão sendo enviadas todos os dias para Brumadinho e distribuídas pelos seminaristas do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus e voluntários.

As doações podem ser entregues todos os dias, das 8h às 18h, no Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política: Rua Além Paraíba, 208 – bairro: Lagoinha – Belo Horizonte (MG) | (31) 3423-2187 | 3422-7141

Também é possível doar pela conta:

Banco do Brasil
Agência – 3494-0
Conta Corrente: 26227-7
CNPJ : 17.505.249/0280-80
Mitra Arquidiocesana de BH
Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política

fonte cancaonova.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!