TV PENTECOSTES RETRANSMITINDO AO VIVO O ENF 2018
Sínodo dos Bispos: devemos pedir perdão aos jovens
22/10/2018 21:03 em Novidades

Sínodo dos Bispos: devemos pedir perdão aos jovens

No comunicado à imprensa desta segunda-feira, 22, bispos afirmam que a Igreja deve pedir perdão aos jovens pelo mundo criado

Da redação, com Vatican News

Bispos concentrados na Sala Sinodal / Foto: Vatican Media

Sínodo dos Bispos sobre os jovens teve folga nesta segunda-feira, 22, enquanto o primeiro rascunho do documento é finalizado e será apresentado nesta terça-feira, 23, durante a Assembleia Geral, pela manhã. Na quarta-feira, 24, o Sínodo terá mais um dia de descanso enquanto o texto final é preparado. Na sexta-feira, 26, a Assembleia Geral vai se encontrar para eleger o novo Conselho para o Sínodo e, por fim, no sábado, 27, o documento final será apresentado aos bispos.

Devemos pedir perdão

Dom Paolo Bizzeti, da Turquia, ponderou a respeito do mundo que foi criado para os jovens. Para Dom Bizzeti, não preparamos um mundo em que os mais jovem possam viver, onde possam trabalhar, expressarem-se e usarem seus talentos. Por esta razão, devemos pedir perdão aos jovens, por termos criado um mundo que os privou de tantas possibilidades.

Outro ponto tocado pelo religioso durante este Sínodo foi a vasta diferença na Igreja que atua em locais mais saudáveis do mundo quando comparado aos muitos locais mais pobres. Dom Bizzeti explicou que é muito difícil falar de fé e discernimento quando jovens de oito ou dez anos não podem escolher, já que essas escolhas não foram feitas para eles, muitas vezes por conta da desesperadora situação na qual se encontram.

Conversão

O reitor-mor dos Salesianos, Padre Ángel Fernández Artime, disse que a conversão deve ser levada a sério, para que assim a Igreja se torne melhor. O salesiano afirmou que o povo clama para que a Igreja seja brava e corajosa para testemunhar a fé. Este, segundo Padre Artime, deve ser um chamado para todo os adultos, não apenas para o clero.

Sem pai e mãe

Dom Bizzeti e Padre Artime dizem que sentem falta da paternidade e da maternidade no mundo todo. O reitor salesiano explicou que encontra diversos jovens que sentem falta da presença do pai. Ele disse que mesmo nas famílias convencionais o ritmo de vida é tal que as crianças não recebem a presença e o acompanhamento de que necessitam.

Sínodos locais

O bispo estadunidense Dom Frank J. Caggiano disse que o Sínodo deste ano cuida das coisas num nível universal, mas que agora precisa partir para um olhar local. A sinodalidade, segundo Dom Caggiano, agora deve ser concretizada em áreas locais. Uma grande questão, para ele, é como levar isso tudo adiante em sua própria diocese. Ele explicou que pretende atrais mais jovens à sua diocese.

Acerca do abuso sexual de menores, Dom Caggiano foi categórico: é um crime e um pecado que não tem lugar na Igreja. Para o religioso, os jovens precisam saber que a Igreja está comprometida a reconstruir sua credibilidade e confiança. Para ele, quando a confiança é quebrada, é difícil reconstruí-la e isto precisa ser feito como uma pessoa por vez. Por fim, o bispo estadunidense afirmou que os bispos devem discutir uma maneira de lidar com isto no futuro.

fonte cancaonova.com

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!