TV PENTECOSTES RETRANSMITINDO AO VIVO O ENF 2018
Romaria da Unidade acontece neste próximo domingo em Cornélio
06/06/2018 - 23h51 em Novidades

Romaria da Unidade acontece neste próximo domingo em Cornélio

 

 

 


A Igreja é una e somos chamados a viver a unidade como nos pediu Jesus. Lemos na Bíblia que Jesus revelou o mistério de unidade da Igreja através de algumas parábolas e alguns ensinamentos, como por exemplo, a da videira (João 15,1-17); do Reino (Mateus 12, 25-28); do Bom Pastor (João 10,1-18). Jesus quer que sua Igreja seja una, assim como Ele e o Pai são um. Jesus também orou pela unidade da Igreja na véspera da sua Paixão, como podemos ler no capítulo 17 do Evangelho de São João. A Igreja de Cristo nasce unida, pois tudo o que os primeiros cristãos faziam era em comum, como lemos em Atos dos Apóstolos: “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações (...). Todos os que acreditavam eram unidos e tinham tudo em comum. Vendiam suas propriedades e bens, e os repartiam entre todos, conforme a necessidade de cada um" (At 2,42.44).

A unidade da Igreja, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica no nº 814, se apresenta com uma grande diversidade. Esta se dá, primeiro, pela riqueza de dons, carismas e ministérios que o Espírito Santo dota a Igreja a fim de que ela cumpra sua missão. Uma segunda é o número de culturas que assimilam o Evangelho. Cada povo, com suas próprias peculiaridades, vai acolhendo e iluminando seu jeito de ser pelas palavras de Jesus. Uma única Igreja se espalha pelo mundo todo e, nos diferentes povos, nas diferentes culturas, testemunha a fé em Jesus, nosso Senhor.

Neste sentido nossa Diocese de Cornélio Procópio há 12 anos realiza a Festa da Unidade. O evento é a reunião de todos os diocesanos para celebrar nossa padroeira, Maria no seu Imaculado Coração. A primeira Festa da Unidade aconteceu no ano de 2006 e teve como tema: “Chamados à Unidade”.

Neste ano de 2018, na 13ª edição do evento, depois de ser consultado o Conselho Diocesano de Pastoral e os Padres da Diocese, o nome Festa da Unidade passa a ser denominado Romaria da Unidade. Qual o motivo dessa mudança de nomenclatura, de Festa para Romaria? A Romaria não deixa de ser uma festa, pelo contrário, é uma grande festa com a presença de todas as comunidades paroquiais da diocese, onde existe a confraternização, a interação, a partilha e, sobretudo a oração. A palavra Romaria, no entanto realça o cunho religioso da festa (não é apenas uma festa, mas uma festa religiosa). É uma peregrinação religiosa para agradecer a caminhada de nossa Igreja diocesana e celebrar nossa padroeira, Maria no seu Imaculado Coração.

A Romaria é uma prática tão antiga quanto a história do cristianismo. No Brasil, milhares de peregrinos acorrem aos santuários de Aparecida do Norte (Nossa Senhora Aparecida), de Belém do Pará (Círio de Nazaré), do Divino Pai Eterno (Goiás) etc.

Enquanto peregrina, o cristão anima a própria fé, pede graças, agradece pelos dons recebidos, louva a Deus e, principalmente, recorda que a vida é um constante caminhar até o destino final, a Jerusalém Celeste.

Neste ano de 2018, a 13ª Romaria da Unidade será em Cornélio Procópio, dia 10 de junho e será voltada para o Ano do Laicato, tendo como tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). 

Você, sua família, sua comunidade são convidados para estar neste grande evento diocesano. Participe!

 

Pe. Élcio José

Pároco da Paróquia São José Operário e Ecônomo Diocesano

fonte dioceseprocopense.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!